O projeto arquitetônico trata-se da materialização das ideias do cliente, levando para o papel o espaço imaginado. É a forma pela qual é concebida uma obra de arquitetura.

Trata-se da principal ferramenta da arquitetura, sua função é garantir que a obra saia exatamente como o planejado, melhorando a qualidade e a funcionalidade do ambiente projetado, prevendo possíveis problemas e buscando soluções. Além disso é através do projeto arquitetônico que cada edificação contém características únicas.

O processo de projeto compreende as seguintes etapas:

Levantamento de Dados:

Etapa em que é feita a definição do programa de necessidades junto ao cliente e realizada a compilação de documentos, informações técnicas e estudo do lote e entorno com levantamento de dados.

Estudo Preliminar:

Após a fase de levantamento de dados, são reunidas as principais ideias e é feito um esboço inicial do projeto para apresentação prévia ao cliente.

Anteprojeto

Tendo a aprovação do estudo preliminar pelo cliente são definidas as dimensões e características estéticas da edificação, com a representação de informações técnicas em plantas, cortes, fachadas e volumetria. Esta etapa de projeto é feita em conjunto com a elaboração dos demais projetos complementares.

Aprovação de Projeto

O projeto então é encaminhado para aprovação junto aos órgãos competentes, seguindo as legislações e normas vigentes e após aprovado o projeto recebe documento de “Alvará de Construção” ou “Alvará de Reforma” e após concluída e vistoriada a obra é emitido o documento de “Habite-se”.

 Projeto Executivo

Entrega de projeto completo, compatibilizado com todos os projetos complementares, contendo os detalhamentos necessários para a perfeita compreensão do projeto pelo executor da obra.